ATECS - Assessoria Contábil      

Notícias

Dia 24/06/2016 - Economia

A Importância da Informação Contábil

Muito se fala sobre as fraudes ocorridas na Petrobrás, sobre o grande volume de propinas extraído da maior empresa nacional, muito se critica a atitude dos diretores envolvidos, e pouco se fala sobre os sistemas de controle e contábil dessa organização. Será que o problema estaria nestes sistemas?

Evidente que críticas ao sistema de controle interno da Petrobrás são oportunos, afinal não se pode admitir que uma empresa do tamanho e importância da Petrobrás não tenha detectado as ações criminosas que seus gestores praticaram nestes últimos anos. Com certeza, se tivessem dado a devida atenção ao sistema de controles internos, isso tudo seria evitado.

O que faltou foi esta atenção por parte dos gestores, em todos os níveis e esferas. Quero acreditar que o problema tenha sido a falta de ética e não falta de um controle eficiente, uma vez que as investigações hoje recaem somente sobre os profissionais gestores, e não sobre os responsáveis pelo sistema de controle interno. Dessa forma, é evidente que o problema foi pessoal e não sistêmico ou de processo.

Outro ponto que também não se discute é a qualidade dos dados contábeis. Afinal, não se pode acreditar que o sistema contábil, com suas regras e normas, muitas a nível internacional, ainda apresente pontos que possam levar a uma informação contábil não confiável. Aqui também se confirma que o problema foi mais de falta de ética dos gestores do que propriamente de falha nas normas contábeis que interpretam, mensuram e evidenciam os atos econômicos e financeiros praticados pela organização.

Devemos considerar que as práticas contábeis aplicadas hoje no Brasil já foram excessivamente testadas e validadas pelas inúmeras corporações, de todos os tamanhos, a nível internacional. Portanto, não se pode acreditar que essas práticas não tenham um nível satisfatório de excelência na geração e divulgação dos dados apresentados pelas demonstrações financeiras.

Mesmo com toda essa certeza em relação ao sistema contábil é sempre importante repensar as bases para ter uma contabilidade excelente a ponto de divulgar informações precisas, atuais e de fácil entendimento para que os usuários destas informações possam não só tomar decisões de qualidade, mas principalmente dar condições para que os gestores exerçam suas atividades com responsabilidade e confiança.

Proponho aos empresários e gestores que façam uma autoanálise, respondendo as questões abaixo:

- Os profissionais responsáveis pela contabilidade exercem suas funções com total independência em relação à instituição?

- Você, empresário, já procurou conhecer melhor o passado profissional e pessoal dos profissionais da sua contabilidade? Conhecer o nível ético dos mesmos?

- Os profissionais da área contábil entendem e conhecem com profundidade o negócio e mercado de atuação da organização?

- Os profissionais contábeis estão comprometidos e alinhados com a missão, visão e valores da empresa?

- Esses profissionais buscam de forma pessoal e constante atualizar-se em relação à qualificação técnica e comportamental que a função exige? Quanto foi investido pela empresa junto a esses profissionais na busca de qualificação?

- O responsável pela contabilidade, o Contador, participa ativamente na definição dos planos estratégicos da empresa? Ele é ouvido?

- A rotatividade dos profissionais da área contábil é grande? Está acima da média da empresa?

- O contador participa efetivamente na definição e implantação do sistema de controle interno?

- Qual a qualidade dos dados contábeis na sua visão de gestor? Os dados são precisos? São atualizados? São divulgados a tempo de se tomar decisões corretivas? De que forma são divulgados?

Há uma formalidade para divulgação destes dados? Isto é feito em reunião de diretoria?

- Qual sua visão sobre a importância que a contabilidade tem na geração de informações para que você possa exercer com qualidade suas funções de gestor?

Avalie com cuidado e carinho suas respostas: elas podem lhe mostrar uma situação preocupante. Talvez seja melhor buscar ajuda externa para evitar que situações como as da Petrobrás ocorram na sua empresa.

Voltar

Acompanhe nosso blog

VEJA TODAS AS PUBLICAÇÕES

Siga-nos nas Redes Sociais:    Siga-nos no Twitter  Curta nossa Fã Page  Siga-nos no Instagram


Últimos vídeos postados

  • Normas, Programa e Atualizações - Tudo sobre IRPF 2019 O imposto de Renda da Pessoa Física começa a ganhar espaço na vida de todo profissional contábil e da população em geral. São muitos os detalhes que devem ser considerados nessa obrigação e este ano o prazo para a entrega das Declarações está ainda menor! Nosso Webinar que tratará todas as novidades do IR 2019 e te deixará preparado para este desafio. Via: Portal Contábeis
  • Tendências para área de Finanças e Contabilidade Quer saber quais são as tendências de contratação e remuneração para área de Finanças e Contabilidade em 2016? Nossos consultores dão um panorama sobre o setor e revelam o que é valorizado pelas empresas.

Últimas notícias postadas


ATECS - Assessoria Contábil

Rua Coronel Claussen 95 - Várzea - Teresópolis/RJ     /     (21) 2042-2803

© Copyright 2012 - Atecs - Todos os direitos são reservados

www.digicriativa.com.br